quinta-feira, 22 de junho de 2017

Deserto (Parte 1)

| |

Quem nunca passou por desertos aqui? Mas eu não estou falando de desertos como um lugar que pessoas têm que atravessar para chegar ao destino, mas como um tipo de "período" que Deus faz com que nós passemos para podermos aprender a ter mais fé, aprender que nada na vida é perfeito, aprender que mesmo com todos os problemas o nosso Deus está lá conosco e nunca nos abandonará, aprender que mesmo quando perdemos as esperanças Deus vem e nos mostra que nada é impossível ao que crê nEle "Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1:37)
Na bíblia encontramos vários exemplos de personagens bíblicos que passaram pelo "Deserto de Deus" como por exemplo José, Abraão, Ana, Jeremias, Daniel, Hananias, Mizael e Ararias. Até no nosso mundo de hoje encontramos pessoas que passaram por desertos de várias maneiras, qualquer pessoa que está lendo esse artigo, sabe a história de pelo menos uma pessoa que passou por desertos, mas para você lembrar de alguém vou te explicar melhor o que é deserto.
O deserto é um lugar seco, sem chuva, quente... Por isso se torna a passagem difícil, mas as pessoas são obrigadas a passar por ele pois é o único caminho que leva ao seu destino. Na bíblia encontramos várias pessoas que passaram pelo deserto e de várias formas diferentes e até Jesus passou pelo deserto quando esteve aqui na terra! Vou te dizer alguns exemplos :


1 - ABRAÃO 

Abraão passou pelo deserto quando Deus falou com ele para que ele subisse ao monte Moriá para sacrificar o seu filho, o seu único filho, um filho que ele esperou muito tempo para recebê-lo. Mas Deus não queria que ele sacrificasse  o seu filho, era uma espécie de "teste" pra saber se Abraão obedeceria a Deus em tudo, e assim o fez, então Abraão partiu com Isaque e mais dois servos para Moriá, chegando perto do destino final, ele pediu para que os servos ficassem num determinado local esperando-os voltar. Quando já estavam indo Abraão pegou a lenha do holocausto e colocou sobre seu filho Isaque e ele pegou o cutelo e o fogo e foram ambos juntos, Isaque viu todos os instrumentos para ser usados no sacrifício menos o cordeiro e perguntou a seu pai: Meu Pai! E ele disse: Eis me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Então respondeu Abraão com uma das frases mais conhecidas entre o meio cristão e até entre os que não seguem tal religião, pois ele fala assim: Deus proverá (Jeová jiré) para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E assim caminharam ambos juntos.  Chegando ao local determinado por Deus Abraão edificou um altar ao senhor e arrumou tudo para o sacrifício, pôs a lenha e amarrou seu filho Isaque, e deitou-o para ser sacrificado, Abraão estendeu a mão e pegou o cutelo para sacrificá-lo mas Deus interviu e não deixou que isso acontecesse e então abriu-lhes os olhos e tinha um cordeiro preso entre os arbustos e ele foi sacrificado no lugar de Isaque. Com isso nós podemos vê um grande exemplo de fé e obediência para com Deus, Abraão abriria mão de estar com seu filho por amor à Deus, eu acredito, assim como muitas pessoas, que Abraão tinha fé de que Deus tem todo o poder e poderia muito bem ressuscitar o pequeno Isaque, mas mesmo assim arriscou e fez a vontade de Deus e se Deus ressuscitasse Isaque: GLÓRIA A DEUS! e se não ressuscitasse? GLÓRIA A DEUS TAMBÉM! E Abraão fez o que Deus ordenara e assim nos deixou um grande exemplo de fé e determinação que mesmo passando pelo deserto não deixou de amar a Deus e continuou tendo fé, sendo considerado amigo de Deus
. Você pode ler mais um pouco dessa história em Gênesis 22.
E se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus". Tiago 2:23

2 - MOISÉS

Logo após a travessia do povo de Deus pelo mar vermelho, era certo de eles chegarem à terra prometida que havia sido prometida ao povo hebreu há 400 anos, desde Abraão que passou para Isaque, que passou para Jacó, que passou para José que chegou no Egito. Antes de eles chegarem no deserto eles passaram por várias "provas"para testar-lhes e assim entrar na terra prometida apenas aqueles que eram retos aos olhos de Deus. No decorrer dos 40 anos, aconteceram muitas coisas que Deus não se agradava, eles adoraram a um bezerro de ouro enquanto Moisés tinha subido ao monte para falar com Deus e muitas outras coisas, mas também aconteceram coisas que são lembradas como por exemplo as tábuas dos 10 mandamentos que foi escrita à mão pelo nosso Deus em duas pedras e são divididos em duas partes. A primeira parte são mandamentos do homem para com Deus e a segunda é do homem para o homem, são eles:




1ª PARTE

1 - "Não terás outros deuses além de mim.
2 - "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man­damentos.
3 - "Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
4 - "Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos,mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
5 - "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.

2ª PARTE

6 - "Não matarás.
7 - "Não adulterarás.
8 - "Não furtarás.
9 - "Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
10 - "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença". Você pode encontram em Êxodo 20. 

E assim eles caminharam errantes no deserto e eram em número de homens 600 mil, sem contar com mulheres e crianças. Há pessoas que estimam que o número total de pessoas chega a 2 milhões ou 3 milhões de pessoas atravessando o mar vermelho, agora vocês sabem quantas pessoas que atravessaram o mar vermelho alcançaram a terra prometida? Apenas duas pessoas, Josué e Calebe! De 3 milhões de pessoas, apenas duas conseguiram alcançar a terra prometida. Você pode falar que os velhinhos não aguentariam esperar 40 anos, mas Deus pode todas as coisas e poderia dá saúde para que eles aguentassem se fosse o caso, ou até fazer com que eles chegassem antes à terra prometida, mas Deus queria mostrar às próximas gerações que conhecessem essa história, de que nem todos conseguem vencer o deserto, mas deixou duas pessoas para que nós pudéssemos vê que não é impossível vencer, pois se Josué e Calebe conseguiram, nós também podemos conseguir vencer qualquer deserto que esteja em nossas vidas. Podemos levar também para aquele versículo que diz que muitos são chamados e poucos escolhidos (Mateus 22:14).  

Bom, eu não sabia que essa postagem ficaria muito grande então resolvi dividir em duas ou mais se precisar, espero que gostem, até a próxima!

58 comentários:

  1. Hai amiga nem me fale, esses tempos eu passei por um desses que provou a minha fé por Deus, mas tudo isso aconteceu por uma plantação de uma colheita ruim sabe tenho certeza que só estou viva porque Deus me deu forças, se não nem estaria aqui, não gosto nem de lembrar :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você já passou! Sem Deus não somos nada, e tenho certeza que ele estava ao seu lado te confortando e não deixando você desanimar.

      Excluir
  2. Que lindo post. Acho q fica claro que todas as provações que temos servem para nós engrandecer perante a Deus. Precisamos ter força e sempre fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Deus nos faz passar pelo deserto para que nós aprendamos a ter mais fé!

      Excluir
  3. Semana passada eu passei por um deserto e foi uma experiência incrível com Deus. Seu texto foi sensacional, fico muito feliz que você teve a iniciativa de falar de Deus. Beijão e sucesso para você. 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo falar de Deus, pois além de nos aproximarmos dele e aprendemos mais, nós pregamos o evangelho, porque é uma ordem do nosso Deus! Que bom que você gostou!

      Excluir
  4. Muitas vezes é necessário passar pelo deserto, pois é lá no deserto que Deus prova a gente, Ouço algumas pessoas reclamar do deserto em que está passando. Mas não devemos reclamar do deserto, o deserto é o lugar onde vamos provar a nossa fé, Deus é poderoso pra nos colocar lá e tirar de lá, basta a gente ter fé e acreditar. Lindo o texto, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não devemos reclamar, como eu comentei aí no texto sobre o povo hebreu, muitos deles reclamaram sobre o deserto em que estavam passando e por isso não entraram na terra prometida, isso serve de lição para nós e nos mostra que não devemos reclamar, Muito Obrigada!

      Excluir
  5. Isso é uma coisa normal, mas nós nunca entendemos que devemos passar por isso, para aumentar nossa fé , nos deixar mais sábios e darmos valor as coisas que conseguimos e que Deus nos ajudou a conseguir. Devemos sempre ser gratos por termos oportunidade de elevar nossa fé.

    ResponderExcluir
  6. Aaah, todos nós com certeza já passamos ou passaremos por um deserto, eu mesma passei e na boa tem que ter muita fé!! <3 e não me arrependo!! lindo texto!

    ResponderExcluir
  7. Passar pelo deserto não é uma missão fácil, mas necessário para nos estudar e compreender os fundamentos de Deus, por isso devemos sempre agradecer por todas as coisas

    ResponderExcluir
  8. É muito difícil, mas não é impossível, temos que ter fé que o nosso Deus nos ajuda a vencer, Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Todos os tempos difíceis são necessários em nossas vidas para aprendermos a lutar e conquistar nossas próprias vitórias. Já falei em meu blog sobre a necessidade de frustrações para que aprendamos a ser fortes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é com essas frustrações que aprendemos a ter mais fé e a lutar

      Excluir
  10. Que post mais maravilhoso, todos passamos por esses desertos, ultimamente estou passando por ele, mas nunca deixo de perder a fé, e depois desse deserto coisas boas estão por vir.
    Amei os exemplos que você citou <3

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha fé, Deus está conosco e te ajudará a vencer por esse deserto, confie nEle e verás o fim dessa luta.

      Excluir
  11. Primeiramente: Lindo esse post! E agora voltando a sua pergunta, acredito que todo mundo um dia vai passar por um momento assim na vida, ou vários. Deus nos testa em todo momento, apesar das dificuldades, temos que sempre confiar NEle e ter fé que tudo vai passar. Parabéns pelo blog!
    beijos <33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Deus está conosco em todos os momentos e não sei se você já ouviu aquele texto que fala das pegadas na areia, mas até quando estamos sem forças e pensamos que ele nos abandonou, ele nos pega nos braços e nos ajuda a prosseguir

      Excluir
  12. Eu acredito que seja necessário passar por grandes provações.. sem elas não ficamos mais fortes e nem restauramos nossa fé. Adorei esse texto... foi muito bom lê-lo hoje ♥ parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, o deserto serve pra isso, para nos ensinar a ter mais fé e a confiar mais em Deus, pois se a vida fosse só um mar de rosas, muitas pessoas não iriam ter fé porque saberiam que receberia o presente da mesma maneira! Então o deserto é isso, é para nos ensinar a ter mais fé e nos mostrar que nem tudo são flores e também sem fé é impossível agradar a Deus.

      Excluir
  13. Lindo post e explicação. Não sou evangélica nem nada, apenas creio em Deus e realmente, as vezes nos vemos obrigamos a passar pelo deserto para ver e saber o quão forte Deus segura nossa mão. Amei o post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, ele está conosco em todos os momentos, mas eu queria te dá uma dica: Mesmo você confiando em Deus, aceite a Ele e vá para uma igreja mais próxima de sua casa que você se sinta à vontade, você vai ver a diferença em sua vida

      Excluir
  14. Muito lindo seu post e a explicação. A meu ver todos passamos por esses desertos um dia, mais ele serve para aprendermos a darmos valor as coisas que Deus nos ajudou a conseguir. E sermos sempre gratos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, pois nos desertos podemos vê o quanto Deus é fiel e cuida de nós!

      Excluir
  15. Bem já diz um versículo que é quando estamos fracos que Ele se faz mais forte. Como você mesma falou, o deserto muitas vezes é necessário, é o que nos faz crescer, aprender, nos fortificar. A Bíblia sempre tem ótimos exemplos pra nos dar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Atingiu um ponto forte, é através do deserto que podemos vê a fidelidade de Deus para conosco.

      Excluir
  16. Quem nunca passou por um momento dificil, um deserto como você chamou? Creio que todos já atravessamos ou vamos atravessa um deserto. Mas eu costumo pensar que Deus não dá um deserto maior do que suportamos atravessar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza, Deus sonda os nossos corações e sabe o nosso limite!

      Excluir
  17. Excelente post, é muito bom ler e refletir nas passagens da bíblia. E realmente todos nos passamos ou ja passou por algum deserto e não é nada fácil, principalmente para aqueles que não creem em Deus.
    Adorei bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Por isso que muitos cometem suicídio, por pensar que está só no mundo e não conhecer o amor de Deus!

      Excluir
  18. Oi tudo bem?
    Adorei o post, as vezes passamos por momentos de dificuldade para perceber que Deus vai estar sempre conosco e nos apegarmos mais em nossa fé.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, tudo bem e vcê? é verdade, é nas lutas que aprendemos a ter mais fé!

      Excluir
  19. Que lindo, estou passando por um deserto e sei que Deus está comigo!!

    ResponderExcluir
  20. Lindo Post, é incrível como somos moldados no deserto e, mesmo assim Deus está sempre ali nos guardando.
    Bjs!

    https://casandosemtutu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza, muitos dizem que o deserto é a escola de Deus onde passamos por provas e aprendemos mais sobre Deus e a ter mais fé nEle

      Excluir
  21. Que lindo, estou passando por um deserto e sei que Deus está comigo!!

    ResponderExcluir
  22. Lindo post, amei o texto! As vezes sinto que preciso ter mais fé nas coisas, pois o que sinto não é o bastante. Me cobro isso diariamente, pq não quero passar por um deserto para poder sentir a necessidade de "criar fé".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo você., as vezes fico me cobrando também. A bíblia fala que se tivermos uma fé do tamanho de um grão de mostarda, poderemos dizer ao monte venha pra cá e ele vir, eu quero muito ter essa fé de mover montanhas, espero que consigamos!

      Excluir
  23. Que linda essa sua postagem!!! Adorei saber mais sobre esse versículo. Esse eu não conhecia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Aguarde a segunda parte que virá em breve

      Excluir
  24. Dentro de um ano passei por 3 desertos mas sempre acreditei muito em Deus e Ele me da a prova de seu amor todos os dias.
    Amei o texto, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Com certeza, antes mesmo de existir Ele nos provou o amor e tem um versículo que fala que Estará conosco até a consumação dos séculos e já tem outro que diz que Ele não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa!

      Excluir
  25. Oi!!
    A vida é assim mesmo, temos altos e baixos. Mas eles sempre passam e nos deixam um grande aprendizado.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, ninguém disse que a vida seria fácil não é? rsrsrs beijo!

      Excluir
  26. creio que para amadurecermos temos que assar por um deserto , para dar mais valor as coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, pois só descobrimos quem é nosso amigo mesmo na hora da adversidade né?

      Excluir
  27. Adorei seu texto. E é a pura verdade. Durante a vida a gente passa por muitos " desertos " mesmo. Parabéns pelo post
    😙😍😂❤👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Temos que passar pra aprendermos a ter mais fé né? rsrsrs

      Excluir
  28. Uma vez eu escutei falar que nada é em vão, se não é benção e lição! E guardo isso comigo! Deus abençoe linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mais pura verdade esse ditado e o deserto se encaixa nos dois, tanto é uma bênção para nós, quanto é uma lição para aprendermos a ter mais fé!

      Excluir
  29. Que texto lindo! Acredito que temos que passar por provações para que nossa fé se enriqueça e se renove sempre <3

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, até Jesus passou pelo deserto, quanto mais nós que somos falhos e pecadores!

      Excluir
  30. Eu acredito em desertos, e sei que são lá que são feitos bons guerreiros. Por mais difícil que pareça o deserto que enfrentamos Deus sabe que é o suficiente que possamos suportar assim como os outro heróis da fé. O deserto nos molda, nos acerta e nos modela de acordo com a vontade de Deus, porque lá nós só temos a Ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, e se você prestar atenção, os exemplos que eu dei de pessoas que passaram pelo deserto são grandes nomes da bíblia, conhecidos como "heróis da fé" e no deserto nos ensina muito, sobre Deus e sobre fé!

      Excluir
  31. Lindo post, somente Deus para nos ajudar e nos tirar do deserto!!

    ResponderExcluir